Home / Academia / Boxe: treino intenso

Boxe: treino intenso

O treino de boxe exige muita dedicação, coordenação motora, resistência física e movimentação.  O primeiro passo para quem quer se tornar pugilista é procurar uma academia que proporcione essa modalidade e que ofereça um profissional qualificado para ser o seu treinador.

Antes de começar o treino de boxe é necessário um aquecimento feito através de alongamento, pois ajuda manter a flexibilidade dos movimentos. Após esse procedimento, você deve fazer exercícios como agachamentos, abdominais e pular corda para melhorar o seu condicionamento físico.

O treino dura em média uma hora e meia, proporcionando queima de gordura corporal que pode chegar até 1000 calorias perdidas.

  • Ganhe mais força:

Com base na intensidade que você impõe nos seus movimentos, mais força em seus músculos você ganhará.

Os treinos devem estimular os seus membros superiores para dar potência nos seus golpes, além disso, os membros inferiores auxiliam nas passadas de deslocamento e dão estabilidade e sustentação para o corpo durante a luta inteira.

Dessa forma, é essencial que exercícios aeróbicos ou circuitos sejam feitos para garantir mais resistência e energia durante todo o combate. Sendo assim, durante esses processos o aluno pratica todas as técnicas aprendidas e garante resistência física que fortalece toda a musculatura do seu corpo.

Boxe não é violência! Veja treino de boxe!

Várias pessoas pensam que o boxe é uma arte marcial extremamente violenta, e assim, possuem receio de treiná-la e se machucarem ou prejudicar o adversário. Mas isso não é verdade, já que o treino de boxe é feito em um sacado de areia e quando for ter contato físico, os alunos usam equipamento de proteção.

Quanto mais treino o aluno fizer, mais técnica e resistência ele vai garantindo. Ele pode treinar com um oponente que reaja aos seus golpes para que os dois aprendam como é o combate na prática. Além disso, o boce muita movimentação para que você tenha reflexos mais rápidos e controle a energia que deve ser gastada.

  • Fortaleça os braços e as costas:

Todo boxeador deve ter potencialidade em seus golpes para atingir o adversário. Sendo assim, você precisar treinar os braços e costas para fortalecer os seus músculos. Uns dos exercícios mais apropriados para isso é a barra fixa, ela ajuda fortalecer os membros e aumenta a sua força gradativamente a cada treino.

A diferença entre a barra fixa para a invertida é a forma com que elas são seguradas e de como os músculos são trabalhados.

Os músculos das costas podem ser trabalhados pela barra invertida, além do ombro e abdômen.  Enquanto que a barra fixa fortalece o peito os braços, mas                                                                                                                                          também atinge a musculatura do abdômen e costas.

  • Treine com um adversário:

O contato físico é uma das grandes características das artes maciais. Sendo assim, ao longo do treinamento é provável que você tenha que lutar com algum colega de aula, mas é claro que com a proteção devida.

Dessa forma, é um excelente modo de colocar em prática todos os movimentos e técnicas que você aprendeu, além de avaliar como o seu nível de resistência. Além disso, você ficará mais familiarizado com a maneira de atacar e se defender, até lidar com a emoção durante o combate.

Se você tiver oportunidade pratique a luta com pugilistas mais experientes. Eles te farão exigir mais de si mesmo e aprender a ter mais resistência. E também, assista vídeos de lutas profissionais, faça perguntas e inspire-se em novos lutadores.

treino de boxe

Tenha uma alimentação saudável

Um boxeador deve manter uma dieta baseada em proteínas magras, gorduras insaturadas, frutas, verduras e legumes. E o mais importante, beber muita água durante os treinos, já que quando estamos hidratados o nosso desempenho nos treinos é bem melhor. Agende uma aula na Pratique Fitness 

Sobre rafael

Veja Também

Taekwondo estilos – Confira!

Se você é um praticante do taekwondo e que sempre está pronto para aprender, evoluir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *