Home / Academia / Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

A ginástica laboral consiste em exercitar e alongar algumas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores. Estas atividades são realizadas no local de trabalho.

O objetivo é melhorar a saúde, ajudar com o relaxamento e evitar possíveis lesões que os funcionários possam experimentar devido a movimentos repetitivos ou mesmo a algumas outras doenças ocupacionais.

Esses conjuntos de exercícios são diferentes e orientados para cada função e os ganhos resultantes em bem-estar são considerados uma satisfação, bem como um fator de produtividade.

Com esse assunto em mente, diversas empresas implementam primeiramente um projeto piloto de ginástica laboral, começando com dezenas de pessoas e, com o resultado satisfatório, estenderam a prática para toda a empresa.

Saiba mais sobre a ginástica laboral

Excesso de peso, condições físicas precárias e estresse são alguns dos problemas que temos hoje porque o mundo nos obriga a estarmos sempre sentados.

– O excesso de sedentarismo atraiu a atenção de várias empresas que passaram a trabalhar com a ginástica laboral para reverter esse problema nocivo.

– No começo esta atividade foi chamada de “ginástica de pausa”. No entanto, não deve ser entendido como uma pausa ou perda de tempo, pois é planejado dentro dos processos da empresa e é específico para as tarefas executadas.

  • Por exemplo, para cada hora que o funcionário está na frente de um computador, ele precisa fazer 5 a 10 minutos de exercícios em compensação, para ativar as áreas que ainda estão sentadas.

– Por outro lado, se a pessoa trabalha em pé, pode praticar uma rotina específica para reduzir o inchaço e prevenir o aparecimento de varizes.

A sessão é orientada por um instrutor certificado, que deve ter criatividade suficiente para realizar rotinas variadas e incentivar os trabalhadores.

Tipos de ginástica laboral

Preparatória: é feita antes do início do dia de trabalho ou depois do almoço, quando muitos trabalhadores têm sonolência.

  • Inclui exercícios de alongamento e preparação de partes do corpo que serão necessárias durante o trabalho.

Compensatório: é realizado no dia útil como uma pausa ativa. Consiste em realizar exercícios de compensação para, por exemplo, ativar partes do corpo que não são comumente usadas.

  • Seus objetivos são prevenir condições, reduzir o desconforto e reduzir a fadiga.

Relaxamento: geralmente feito no final do dia de trabalho. Também é praticado por executivos antes de uma reunião que se caracteriza pela tomada de decisões.

Ginástica Laboral

Benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho 

Alívio nas costas. Um estudo realizado com 300 trabalhadores de instituições mostrou que, antes de iniciar o programa, a prevalência de desconforto na região lombar foi de 72% e após seis meses de intervenção foi reduzida para 44%.

Isso se explica principalmente porque os exercícios são específicos para aliviar o desconforto declarado pelos trabalhadores e reduzir os riscos gerados por algumas posições.

Relaxa e dá energia. Em outro estudo, 65% dos trabalhadores disseram que se sentiam em um estado de maior relaxamento e 52% disseram que tinham melhor humor e energia.

Maior eficiência. Numerosos profissionais conseguiram reduzir a dor na região lombar, o excesso de peso e os distúrbios cardiovasculares, o que se traduz em melhorias na produtividade e diminuição do absenteísmo no trabalho.

Para as Empresas, os benefícios da ginástica laboral se apresentam como, aumento de produtividade, melhoria de relacionamento, prevenção de doenças ocupacionais, melhora a atenção e consequentemente o número de acidentes.

Outro aspecto de resultado quando da implantação de ginástica laboral nas empresas, é a demonstração para a sociedade da preocupação com a saúde de seus integrantes.

Esse compromisso social da ginástica laboral reflete na melhoria das relações da empresa, com o mercado e com a sociedade. Dá mais visibilidade, projeção e um incremento a mais para o aumento da competitividade. Aposte nela!

Sobre rafael

Veja Também

Por que fazer a Hidrolight

Já ouviu falar de todos os benefícios que as atividades físicas trazem para a nossa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *