Home / Academia / Ginástica modalidade Olímpica

Ginástica modalidade Olímpica

Você já ouviu falar sobre a ginástica de modalidade Olímpica? Ela é dividida, geralmente, em três formas de praticar o exercício que podem garantir a inscrição nos jogos Olímpicos.

Essas modalidades são: ginástica rítmica, ginástica artística e ginástica de trampolim. Você pode conferir mais sobre cada uma dessas modalidades nos artigos de nosso site.

A ginástica de modalidade Olímpica combina força, flexibilidade e arte. Competições são oferecidas para homens e para mulheres em eventos artísticos e rítmicos.

Entenda mais sobre esse esporte que encanta pessoas ao redor de todo o mundo e que traz benefícios de grande porte para aqueles que o praticam.

Saiba mais sobre a ginástica de modalidade Olímpica

Os ginastas masculinos e femininos podem competir em todos os eventos oferecidos ou podem ser especialistas, competindo em um, dois ou mais (mas não todos) eventos.

  • Os atletas da ginástica de modalidade Olímpica também podem participar de eventos ao redor de todo o mundo.
  • Diversos programas voltados para o treino do esporte reúnem atletas em equipes esportivas para treinamento e competição.

– Na ginástica de modalidade Olímpica, todas as regras e regulamentos se aplicam igualmente a atletas individuais e equipes, que competem nas mesmas rotinas obrigatórias e opcionais.

– De forma geral, eles são julgados individualmente e, em seguida, as pontuações são somadas para cada evento para uma pontuação total combinada para esse evento.

– As equipes de ginástica de modalidade Olímpica podem ser especialistas no assunto e versáteis; os prêmios são baseados nas pontuações combinadas dos atletas e parceiros.

Como é feita a pontuação da ginástica de modalidade Olímpica

Ao competir em Olimpíadas, os atletas são agrupados em divisões de competição de acordo com o nível de habilidade, idade e sexo.

– A Ginástica Artística faz parte do programa olímpico desde os primeiros Jogos Modernos de Atenas, em 1896. Inicialmente, era permitida apenas para homens. Os eventos femininos foram incluídos em Amsterdã, em 1928.

– Ginastas masculinos competem em alguns eventos de medalhas: piso, cavalo com alças, argolas, barras paralelas e barra horizontal.

– Na divisão feminina, há quatro eventos de medalhas: abóbada, barras irregulares, viga e piso. Homens e mulheres também competem por títulos individuais e em equipe.

Ginástica de modalidade Olímpica

Aparelhos da ginástica de modalidade Olímpica

Cada peça do aparelho faz exigências únicas ao atleta, testando sua força, agilidade, coordenação, velocidade e resistência.

– As rotinas de piso feminino são executadas para acompanhamento musical, adicionando uma dimensão adicional à competição.

  • Os juízes marcam cada atleta na complexidade e estética de suas técnicas executadas, considerando outros aspectos como equilíbrio e estabilidade.

Os movimentos que vemos ginastas de alto nível realizam o culminar de muitos anos de trabalho duro e progressão meticulosa através de variações mais fáceis dos movimentos mais comumente vistos.

Diferenças entre um treino de força e a ginástica de modalidade Olímpica

Por exemplo, qualquer um pode fazer um supino, desde que tenha acesso a uma quantidade substancial de peso.

No entanto, peça para qualquer um tentar fazer um movimento básico nos anéis e você verá que esta é uma tarefa praticamente impossível para eles.

– O objetivo final só pode ser alcançado através de uma série de regressões desse movimento, enquanto a base de força é construída lentamente.

E como isso é feito?

Isso é feito tomando movimentos simples e tornando-os mais e mais difíceis ao longo do tempo.

– Isso permite ao ginasta desenvolver força, poder, flexibilidade, coordenação e velocidade, juntamente com todos os outros fundamentos da ginástica de modalidade Olímpica (ou seja, correr, saltar, escalar, equilíbrio, agilidade…).

Sabendo tudo sobre a ginástica de modalidade , conheça os serviços que a PBM pode oferecer a você e garanta os benefícios e capacidades de um esporte tão completo quanto esse!

Sobre rafael

Veja Também

Taekwondo benefícios

Taekwondo benefícios – Confira 9 benefícios sobre esta luta!

Você ainda não se decidiu de faz ou não a luta do taekwondo? Então é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *