Home / Natação / Hidroginástica aeróbica – entenda melhor sobre essa atividade agora mesmo!

Hidroginástica aeróbica – entenda melhor sobre essa atividade agora mesmo!

A hidroginástica aeróbica consiste em um poderoso exercício que podem ser feito em uma piscina, tendo como objetivo central a boa manutenção da saúde, melhora da capacidade aeróbica, resistência cardiorrespiratória, resistência física e também força muscular.

Além de tantos benefícios, a hidroginástica é uma atividade ideal para proporcionar um maior gasto calórico, que pode variar de 260 até 400 calorias – e isso em apenas uma aula com duração de uma hora aproximadamente!

A prática da hidroginástica aeróbica acaba permitindo um menor impacto junto às articulações, bem como um menor esforço acerca dos movimentos e até mesmo uma sensação de conforto provocada pela água!

Essa é uma atividade bastante indicada para pessoas não somente perder peso de forma eficiente e saudável, mas também para amenizar e até mesmo prevenir problemas de saúde diversos.

Atualmente existem muitas variações acerca da hidroginástica, como ritmos, intensidades diferentes e até mesmo adaptações provenientes de outras atividades esportivas.

Isso pode ser associado ao jump-hidrojump, o spinning-hidrobike ou também chamado de ciclismo aquático, o circuito de bicicleta, jump e hidroginástica, entre muitas outras alternativas!

Ou seja, as atividades que podem ser realizadas no ambiente aquático podem ser realmente grandes aliadas para promover atividades de impacto mais baixo em meio a diversas outras modalidades esportivas! Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando mais agora mesmo!

hidroginástica aeróbica – entenda sobre essa aula e seu grande potencial!

Essa aula de aeróbica realizada na água pode ser praticada na água morna, porque o fato de estar mais fria pode acarretar maiores dificuldades para que o aluno consiga respirar de forma assertiva.

Por outro lado, se ela estiver quente, pode acarretar sintomas como tonturas e até mesmo promover uma maior sensação de cansaço!

Em uma aula de hidroginástica aeróbica os alunos podem ser instruídos ainda a utilizar alguns elementos suplementares, como no caso dos halteres, luvas de neoprene, tornozeleiras e também cilindros alongados feitos em espuma mais resistente.

No caso, os últimos citados acima são os mesmos que são usados em piscinas destinadas para crianças – sendo também chamados popularmente de macarrão!

Os benefícios associados à hidroginástica aeróbica!

Nem é preciso afirmar que essa é uma atividade que envolve uma série de benefícios para seus praticantes, principalmente se tratando da perda de peso e da manutenção de uma boa qualidade de vida.

Confira abaixo o que a hidroginástica aeróbica pode promover para sua vida:

  • Melhor circulação do sangue
  • Agrega melhorias para a respiração
  • Ajuda na diminuição da frequência cardíaca
  • Permite benefícios para o tônus muscular
  • Ajuda na remoção de gorduras e ainda previne a obesidade
  • Permite melhorar os reflexos e ainda a coordenação
  • Ajuda a prevenir doenças classificadas como cardíacas
  • Previne os sintomas da osteoporose
  • Permite um poderoso efeito calmante, reduzindo até mesmo o estresse
  • Ajuda a atribuir melhora no humor
  • Eleva a vitalidade de seus praticantes
  • Permite elevar a autoestima
  • É extremamente indicado para pessoas que sofrem de doenças crônicas, como a artrite, fibromialgia, osteoporose e outras.

Em suma, a hidroginástica aeróbica consiste em um conjunto de exercícios corporais que devem ser feitos no ambiente da piscina como objetivo central de estabelecer a manutenção profilática da saúde!

Diante disso, ela é uma aliada para atribuir um bom condicionamento físico, bem como cardiovascular e até mesmo respiratório, proporcionando ainda um grande bem estar e um emagrecimento promissor e eficiente!

E você? Que tal começar a aproveitar o quanto antes todo o potencial e os benefícios associados à hidroginástica aeróbica?

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês de 4 anos

Há muitas razões para dar um mergulho com o seu bebê; a confiança na água, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *