Home / Artes Marciais / Jiu jitsu nas Olimpíadas 2020

Jiu jitsu nas Olimpíadas 2020

Uma das questões que manda anda rondando o cenário esportivo é sobre o Jiu jitsu nas olimpíadas 2020! Será que ele vai se tornar uma modalidade olímpica mesmo?

Em linhas gerais, esse acaba sendo um dos maiores sonhos dos atletas que se dedicam a essa luta marcial, porém, esse é um aspecto que somente acaba sendo defendido por praticantes ou até mesmo por quem dedica uma boa dose de paixão pelo esporte!

E por isso, há um forte questionamento sobre porque o Jiu jitsu ainda não é uma modalidade olímpica! Encontrar essa resposta ainda é um desafio, e que requer uma boa dose de pesquisa e até mesmo convicção!

Há alguns pontos que ajudam a justificar (se ele é justiçável) o motivo para que isso ainda não tenha acontecido, e isso fica ainda mais evidente quando se conhece mais de perto os órgãos responsáveis por decidir se o esporte poderá ser incluído ou não no programa.

Esse órgão nada mais é do que o COI (Comitê Olímpico Internacional) – mas, esse não é o único ponto e é justamente isso que é necessário esclarecer! Afinal, porque essa luta ainda não faz parte das competições esportiva mais aclamada do mundo?

Jiu jitsu nas olimpíadas 2020 – entenda quais são os impedimentos ainda existentes!

É importante destacar que, para que um determinado esporte entre ou não nos jogos olímpicos, é preciso que um outro tenha que sair, e para que isso ocorra com algumas modalidades é necessário haver um minucioso processo por parte do Comitê Olímpico Internacional – COI!

Uma outra regra que deve ser levada em consideração acerca desse entendimento é que, para que um esporte seja de caráter olímpico, ele deve ser impreterivelmente praticado por homens, em no mínimo, 75 países e também em 4 continentes, e ainda por mulheres em 40 países e 3 continentes!

Outro detalhe que chama a atenção refere-se ao fato de que, mesmo que um esporte não seja incluso no programa olímpico, ele pode realmente ter um reconhecimento do Movimento Olímpico.

Esse último critério acaba sendo o primeiro passo para que possa se tornar possível que um novo esporte seja incluído junto ao programa.

Mas para que isso possa realmente se torna ruma realidade, é preciso que a Federação Internacional do esporte exista pelo prazo de pelo menos dois anos – sem contar que é ainda necessário provar que há o caráter olímpico e ainda um estatuto!

Ou seja, ainda estamos em um processo bastante complexo para poder certificar que haverá ou não o Jiu jitsu nas olimpíadas 2020!

Jiu jitsu nas olimpíadas 2020 – será?

Se há um tema que pode ser considerado polêmico, ele é de fato o fato de haver ou não o Jiu jitsu nas olimpíadas 2020!

Essa é uma pauta que de fato gera uma enorme divergência entre os amantes das competições esportiva que envolvam lutas marciais – e vira e mexe esse assunto vem à tona!

Não se pode negar que o Jiu jitsu é um esporte que somente agrega crescimento no mundo, e a arte impulsionada pela família Gracie, a cada ano que passa, ganha mais e mais fãs em diferentes países.

Por isso, a defesa que finalmente essa modalidade possa ingressar no programa dos jogos olímpicos é uma crescente, mesmo que isso ainda dependa basicamente do empenho da confederação e de outros aspectos burocráticos!

Por enquanto, o Jiu jitsu nas olimpíadas 2020 ainda se limita a um sonho e um desejo latente de seus praticantes, e por mais que pareça algo distante, pode-se afirmar que a cada ano que passa isso fica mais viável – o que resta é aguardar e torcer!

 

Sobre rafael

Veja Também

Taekwondo estilos – Confira!

Se você é um praticante do taekwondo e que sempre está pronto para aprender, evoluir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *