Home / Natação / Natação para bebês coordenação

Natação para bebês coordenação

A natação é uma das atividades familiares mais amadas. É o maior esporte de participação aquática e muitas crianças o apontam como o seu passatempo favorito. Saiba mais sobre a natação para bebês coordenação.

Um dos benefícios maiores da natação para bebês é que ela começa a construir a confiança na água mais cedo. Isso é feito através de melhorias constantes na coordenação.

A natação ajuda a melhorar a coordenação e o equilíbrio. Como grande parte do corpo do bebê é sustentado pela água, o foco principal deles se torna a manter o seu equilíbrio.

No geral, os bebês que nadam têm um equilíbrio muito melhor fora da piscina. Entenda mais.

Coordenação na natação para bebês e mais benefícios

A natação ajuda a construir músculos. Trabalhar e fortalecer todos os músculos efetivamente ajuda a torná-los mais eficientes.

– A natação fortalece o interior de seu bebê. Enquanto ela ajuda a desenvolver os músculos e as articulações, ela também melhora a força do coração e dos pulmões e ajuda a desenvolver o cérebro.

  • A natação pode melhorar também o padrão de sono de seu filho. Embora não vá fazê-los dormir a noite toda noite, o exercício extra ajudará a deixar seu bebê mais sonolento.

Além disso, a natação pode melhorar o apetite de um bebê. Exercícios suaves e a água morna ajudam a deixar o bebê com mais fome. Por isso, certifique-se de ter consigo algum tipo de lanche ou leite depois que a aula terminar.

Redução do risco de afogamento

Um estudo de caso controlado conduzido por Ruth Brenner e seus colegas descobriu que a participação em aulas formais de natação pode reduzir o risco de afogamento em 88% entre crianças de um a quatro anos.

Os autores concluíram que as aulas de natação “devem ser consideradas como parte de um programa de prevenção completo”.

  • Em outro estudo controlado na China rural, o Dr. L. Yang e seus associados relataram uma redução de 40% no risco de afogamento em crianças que participam de aulas formais de natação. ”

 Melhora no desenvolvimento da criança na natação para bebês coordenação

Estudos científicos no German Sports College mostraram que as aulas de natação para crianças pequenas aceleram seu desenvolvimento de forma física, intelectual e emocional.

– Em comparação com um grupo de controle que não realizou aulas durante um ano todo, as crianças que nadavam consistentemente desde a infância eram significativamente mais fortes e mais coordenadas.

  • As crianças obtiveram pontuações mais altas em inteligência e resolução de problemas, o que se traduziu em excelência no desempenho acadêmico.

– Emocionalmente, descobriu-se que elas tinham mais autodisciplina, maior autocontrole e um desejo maior de sucesso. A natação para bebês coordenação é um pacote completo de benefícios para seu filho.

Aceleração do desenvolvimento cognitivo

Em 2009, a Griffith University embarcou em um grande projeto de pesquisa sobre os “Primeiros Anos de Natação” junto a 45 escolas de natação na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, sendo o maior estudo desse tipo.

– Os resultados preliminares mostram que as crianças menores de 5 anos envolvidas em aulas de natação são mais avançadas em seu desenvolvimento cognitivo e físico do que seus semelhantes que não o fazer.

– Os cientistas determinaram que as crianças que foram ensinadas a nadar aos 5 anos de idade tinham QIs estatisticamente mais altos.

– A pesquisa também mostrou que a movimentação em alta resistência à água fortaleceu os músculos das crianças mais rapidamente do que brincar no chão, uma vez que a natação ativa grupos musculares maiores.

Expansão da comunicação cerebral na natação para bebês coordenação

Pesquisas fascinantes relatam que o cérebro de um bebê se desenvolve através de movimentos bilaterais de padrões cruzados, como nadar, engatinhar e andar.

– Quanto mais movimentos de padronização cruzada, mais fibras nervosas se desenvolvem no corpo caloso no cérebro. O corpo caloso facilita a comunicação e a modulação de um lado do cérebro para o outro.

– Movimentos de padrões cruzados como a natação ativam simultaneamente os dois hemisférios cerebrais e todos os quatro lobos do cérebro, o que pode resultar em uma maior cognição e um aumento da facilidade de aprendizado.

A boa comunicação nos hemisférios cerebrais leva a uma eficiência geral nos processos cerebrais, enquanto a interação deficiente retarda o desenvolvimento da linguagem e o aprendizado acadêmico.

Aposte na natação para bebês coordenação para obter todos os benefícios dessa prática na vida de seu filho! Acesse Pratique Fitness.

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês de 4 anos

Há muitas razões para dar um mergulho com o seu bebê; a confiança na água, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *