Home / Saúde e Bem Estar / 6 Exercícios Para Melhorar A Circulação Sanguínea

6 Exercícios Para Melhorar A Circulação Sanguínea

Se você tem problemas com a circulação sanguínea, pode ficar tranquilo (a) que vamos te ajudar.

A má circulação é mais comum em idosos e mulheres, principalmente grávidas e as que usam anticoncepcional, mas mesmo assim pode atingir pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. As causas podem ser diversas, como colesterol alto, diabetes e hipertensão por exemplo.

Sintomas da má circulação sanguínea

A má circulação pode causar inchaços, sensação de peso, varizes e vasinhos nas pernas. Por isso o exercício se torna bem importante, é como se fosse uma bomba que ajuda o sangue ir das pernas para o coração.

Exercícios ajudam? Sim! A prática de atividades físicas auxiliam a circulação sanguínea porque os maiores troncos venosos estão localizados junto aos agrupamentos musculares.

Agora vamos listar 6  exercícios para melhorar a circulação sanguínea:

  1. Movimente as pernas. Você pode flexionar as pernas sobre o abdômen e logo após estenda a perna para cima e então retorne a perna e a coxa para o abdômen (posição inicial)
  2. Movimente os dedos, tanto os dos pés quanto os das mãos. Primeiramente mecha os dedos e gire os pés em círculos logo após abra e feche as mãos, tudo por 30 segundos cada exercício.
  3. Movimente a panturrilha, estenda e flexione os pés por 30 segundos ou em um degrau ou no solo mesmo levante o calcanhar, fique na ponta dos pés e depois encoste novamente o calcanhar no chão. Repita o movimento 15 vezes.
  4. Massageie as pernas, o recomendável é: Flexione a coxa direita sobre o abdômen, coloque o joelho próximo ao queixo e segure o pé com duas mãos. Estenda a perna para cima e deixe suas mãos deslizarem pelo tornozelo e joelho, fazendo uma leve pressão. Abaixe a perna e deixe as mãos deslizarem pela coxa, fazendo também uma leve pressão. Faça o mesmo movimento com a outra perna. Repita a série de 8 a 10 vezes.
  5. Fortaleça a musculatura das pernas. Fique na posição de repouso, coloque um travesseiro ou almofada entre os pés. Pressione um pé contra o outro e levante o quadril por seis segundos.
  6. Correr ou caminhar também é uma ótima opção, logo ao amanhecer ou anoitecer saia para caminhar (ou correr) por pelo menos 40 minutos, lembre-se que é importante não sair no sol ardente, e sempre se hidratar bastante.

Aqui temos algumas dicas de alimentos que podem ajudar na melhora da circulação sanguínea.

  1. Beber bastante suco de laranja, morango. Indicavel no café da manhã
  2. Comer peixes, como salmão, atum, sardinha.
  3. Usar sempre que possível  em suas refeições como almoço, jantar e entre outros o alho e a  cebola.
  4. Comer legumes como batata, batata doce.
  5. Beber um copo no mínimo  de 300ml de suco de beterraba todos os dias.
  6. Comer frutas, como laranja, limão, kiwi, morango, que são ricos em vitamina C.
  7. Você pode tomar chás sendo eles: chá de carqueja (um ótimo remédio caseiro para melhorar a circulação), chá de meliloto (que também é indicado para o tratamento de diversas doenças venenosas, porque ajuda a estimular a circulação linfática, diminuindo assim o inchaço.) e chá de Castanha da índia.
  8. Tomar sucos diuréticos, que é ótimo para ajudar no fluxo sanguíneo do corpo

Lembre-se sempre que é muito importante que além de qualquer coisa você procure um médico especializado, sempre consulta-lo para saber os exercícios que você pode fazer, sempre de acordo com seu condicionamento físico. Muito importante também que você saiba exatamente quais alimentos e quais vitaminas você pode estar ingerindo. Sendo assim, seguindo as recomendações você pode ter uma grande melhora da sua circulação sanguínea.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *