Home / Musculação / Como Emagrecer com Musculação?

Como Emagrecer com Musculação?

Você sabia que é possível emagrecer com musculação? Por mais contraintuitivo que possa parecer, a musculação pode não apenas ajudar no emagrecimento, como auxiliar na manutenção do peso ideal, evitando o temido “efeito sanfona”.

A musculação normalmente é recomendada como complemento para quem busca perder peso. Isso acontece por diversos motivos, mas o fortalecimento da musculatura, dentre outras coisas, faz com que nós possamos aguentar mais carga nos exercícios aeróbicos.

Agora é hora de botar em prática: conheça, a seguir, as melhores formas de emagrecer com musculação, procure a academia mais próxima e comece a treinar já!

Dá para emagrecer com musculação?

Muitas pessoas acreditam que o treino muscular é apenas para quem quer ganhar volume. Portanto, quem busca a hipertrofia. Mas isso está longe de estar correto. Afinal, ele também é indicado para pacientes que sofrem pretendem ganhar resistência no tecido.

Mas dá para emagrecer com musculação? Sim, e quanto maior a intensidade do treino, melhor. Existem duas frentes para defender o treino muscular para perda de peso: a queima de calorias e sua capacidade de controlar o tecido adiposo.

De um lado, o treino muscular, mesmo que menos que o treino aeróbico, também tem capacidade de queimar calorias. Quando feito em alta intensidade, o esforço gerado pela carga e a necessidade de troca de oxigênio celular geram gasto energético.

Se aliado a uma boa rotina de treino aeróbico, esses exercícios podem potencializar a queima de calorias. De fato, é recomendado, mesmo que seu objetivo seja apenas emagrecer, aliar o aeróbico com pelo menos vinte minutos diários de treino muscular.

Em contrapartida, manter uma massa muscular resistente e uma dieta regrada, farão o corpo entender que não precisa de reserva energética. Dessa forma, a gordura será, pouco a pouco, substituída por massa magra.

Sabe o efeito sanfona? Aquela rotina chata e engordar e emagrecer muito rápido? Então, o treino muscular é essencial para o corpo não recuperar compulsivamente a gordura perdida, evitando que esse efeito aconteça.

Melhores exercícios

  • Treino superior

Porque o treino superior é mais indicado para quem quer emagrecer, no caso dos homens? Simples: porque os músculos da perna, para quem é obeso, costumam já ter uma certa base de sustentação.

Isso não significa, de forma alguma, que você possa pular o treino de pernas: ele é essencial para que o corpo cresça harmoniosamente. Porém, é importante focar maiores esforços no treino superior no início.

Isso porque o maior incômodo em homens obesos é a região do tórax e do abdômen – a barriga e as mamas. Treinando esses músculos, seu corpo vai adquirir uma forma mais altiva e você sentirá rapidamente o resultado dos exercícios.

Isso é importante para que a pessoa se mantenha motivada. Afinal, a demora para sentir os resultados são um dos motivos da grande evasão que as academias possuem em seus clientes.

 

  • Treino combinado

O treino combinado é a melhor alternativa para quem quer emagrecer com musculação. Isso porque é um tipo de treino de alta intensidade, que possui tanto a vantagem de maximizar a hipertrofia quanto gerar uma rápida queima de gordura.

Existem diversas variantes de treino combinado. Porém, a mais indicada para quem quer emagrecer é treinar um músculo até a falha, combinar o exercício com uma pequena sessão aeróbica – não precisa nem ser em equipamentos – e continuar o treino.

Onde eu posso procurar o treino muscular para emagrecer?

Se você mora na região de Belo Horizonte – MG, a Pratique Fitness é a escolha perfeita para você. Ela tem diversas unidades espalhadas pela cidade e oferece diferentes tipos de atividade, inclusive formas de emagrecer com musculação.

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês cuidados

Seu pequeno peixinho parece ansioso para nadar? Aqui estão os sinais de que ele está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *