Home / Academia / Exercícios na piscina para fisioterapia

Exercícios na piscina para fisioterapia

Os exercícios na piscina para fisioterapia são considerados como um dos recursos mais usados dentro da fisioterapia para tratar e reabilitar as mais diversas situações, principalmente por ser um tratamento eficiente e comprovado clinicamente, trazendo diversos benefícios para os pacientes, sejam ortopédicos, respiratórios ou neurológicos.

Normalmente, a água vem sendo muito usada como uma forma de cura desde a civilização grega, em torno de 500 a. C., onde já se usava a hidroterapia para poder tratar os pacientes que possuíam doenças reumáticas, articulares, neurológicas, entre outras.

Dessa forma, os exercícios na piscina para fisioterapia é um conjunto de todos os tipos de terapias que se utiliza a água como principal recurso de terapia, proporcionando além do auxílio na cura, muitos outros benefícios para a saúde.

Como funciona os exercícios na piscina para fisioterapia

Os exercícios na piscina para fisioterapia normalmente usam de efeitos terapêuticos que a água é capaz de proporcionar para os pacientes, como melhores condições para que realizem os movimentos, os quais até então eram impossíveis de serem feitos em solo.

Assim, a imersão na água, principalmente aquecida, garante inúmeros benefícios, como o relaxamento, a analgesia, e o empuxo, os quais aliviam o estresse nas articulações, diminuído assim as forças gravitacionais que se relacionam com o movimento.

Com isso, os exercícios na piscina para fisioterapia fazem com que essa seja uma atividade de sustentação de peso, por exemplo, a qual pode ser contraindicada no solo, pois não garante a segurança na piscina durante uma sessão de fisioterapia.

Quais são os benefícios e as vantagens dos exercícios na piscina para fisioterapia?

Geralmente, os exercícios na piscina para fisioterapia são ótimos para todo um processo de reabilitação, garantindo muito mais benefícios que uma fisioterapia realizada no solo, pois garante analgesia, melhora na circulação linfática e sanguínea e melhora na capacidade de respiração.

Dessa forma, os exercícios de fisioterapia realizados na piscina são capazes de promover um enorme aumento da força dos músculos, melhorando ainda o equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório, além de diminuir os impactos dos membros inferiores e proporcionar inúmeras formas de realização de exercícios que eram impossíveis de se fazer.

Vantagens

  • A flutuação na água é capaz de garantir que os pacientes façam movimentos nos mais diversos planos, o que faz com eles realizem atividades que até o momento eram impossíveis de serem realizadas em solo;
  • Os exercícios na água são capazes de reduzir o impacto dos movimentos das articulações, além de diminuir os riscos de causar lesões nos pacientes que possuem doenças nas articulações ou que sejam degenerativas;
  • Os exercícios na piscina podem ainda usar tanto a resistência para ganhar força de os músculos como ajudar no auxílio da movimentação daqueles músculos que se encontram mais fracos ou paralisados;
  • Geralmente, a instabilidade que a água possui, acaba estimulando o equilíbrio e a propriocepção;
  • A temperatura da água é capaz de relaxar toda a musculatura do corpo, o que reduz a dor e ainda facilita a realização dos exercícios de alongamentos e no auxílio da adequação do tônus dos músculos em pacientes neurológicos.

exercícios na piscina para fisioterapia

Benefícios

  • Redução das dores;
  • Relaxamento dos músculos;
  • Aumento da circulação sanguínea para os músculos;
  • Redução do impacto nas articulações que são geralmente causadas pela gravidade;
  • Melhora na circulação linfática;
  • Fortalecimento da musculatura respiratória e cardiorrespiratória.

Portanto, os exercícios na piscina para fisioterapia são geralmente recomendados para aqueles pacientes que apresentam dores crônicas, fraqueza nos músculos, paralisias, déficit de equilíbrio e marcha, entre outros problemas, além ainda de ser indicada para pacientes que por certo motivo não conseguem fazer a fisioterapia convencional. Acesse Já Pratique Fitness

Sobre rafael

Veja Também

Quais Os Melhores Treinos Para Fazer Na Academia?

Conhecer quais os melhores treinos para fazer na academia é muito importante para trabalhar o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *