Home / Academia / Exercícios na piscina para gestantes

Exercícios na piscina para gestantes

Exercícios na piscina para gestantes são possíveis e recomendados a partir do terceiro mês de gestação. Se tratando do período em que o risco de aborto é reduzido.

Todas as ações devem ser recomendadas e acompanhadas por um obstetra. Tendo a certeza que não lhe causará nenhum problema e nem para o bebê.

Desde que você tenha a recomendação médica é totalmente segura a prática da natação. E ela pode te ajudar em muitos aspectos.

Exercícios na piscina para gestantes

Ao engravidar, o corpo da mulher sofre uma transformação enorme, tanto hormonal quanto física. Isso pode acabar trazendo diversos problemas. Esses problemas podem ser resolvidos a partir de exercícios na piscina para gestantes.

  • Pode auxiliar nas dores nas costas, causados por impactos do bebê na musculatura da coluna.
  • Pode trazer relaxamento nesse momento de variações hormonais tão severas.
  • Durante a gestação pode ser que a mãe venha a ganhar peso, a hidroginástica combate o ganho de peso na gestação.
  • Relaxamento muscular para todo o corpo, já que vai passar a carregar o peso do bebê, que pode ocasionar em vários tipos de dores musculares.
  • Ajuda no ganho de flexibilidade na pele, podendo evitar a flacidez na barriga após o parto.
  • Tipos de exercícios na piscina para gestantes.
  • E por incrível que pareça, a prática da natação ajuda com que haja fortalecimento da musculatura, podendo diminuir as dores do parto.
  • Ajuda no bom desenvolvimento do bebê.
  • Durante a gravidez, a mulher passa por vários tipos de instabilidade no sono, a prática da natação ajuda com que ela tenha um sono mais profundo.

Alimentação saudável

É recomendada a união de exercícios na piscina para gestantes, com uma alimentação equilibrada. A tendência em ganho de peso na gravidez é totalmente normal. A variação hormonal faz com que o metabolismo mude, fazendo com que a gordura seja armazenada mais facilmente ou variações no apetite.

É muito normal a mulher ganhar alguns quilos durante a gestação, com a pratica da natação, ela pode diminuir o peso total ganho e perder esse peso após o parto.

Parto na água

A relação do nosso corpo com a água é tão grande, que existem milhares de pessoas adeptas ao parto na água, também conhecido como Parto Humanizado.

Ele funciona da seguinte maneira; a gestante entra numa piscina pequena de plástico, uma banheira ou jacuzzis próprias, cheias de água quente.

Isso diminui as dores das contrações e faz com que o bebê saia mais rápido. Não há risco de afogamento do bebê, pois ele é retirado muito rápido da água, enquanto ainda respira através do cordão umbilical.

São poucos os hospitais que oferecem esse recurso. Muitas mães contratam um médico e realizam o procedimento em casa, perto da família.

O parto humanizado também é uma prática que combate muito a depressão pós-parto. Pois não traz nenhum tipo de trauma para a mãe e para o bebê. Esse tipo de prática não é recomendada em casos que bebê for induzido a um parto prematuro, isso pode causar muita exposição.

Os benefícios para o bebê também existem. Todo o procedimento de horas de trabalho de parto que um parto normal proporcionaria é diminuído drasticamente. E o tempo a mais que o bebê fica com o cordão umbilical, oferece mais ferro e vitaminas ao corpo nos primeiros dias de vida.

Exercícios na piscina para gestantes

Como devo procurar a hidroginástica?

Após conhecer mais da excelente relação do nosso corpo com a água, e ver o quanto é importante e benéfico a prática de exercícios na piscina para gestantes, você pode procurar esse recurso após recomendação médica. Clique nesse link e leia mais sobre a hidroginástica.

Sobre rafael

Veja Também

Quais Os Melhores Treinos Para Fazer Na Academia?

Conhecer quais os melhores treinos para fazer na academia é muito importante para trabalhar o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *