Home / Academia / Ginástica Funcional

Ginástica Funcional

A ginástica funcional é uma das melhores modalidades para as pessoas que buscam por melhor qualidade de vida e maneiras mais eficientes de conseguirem se tornar aptas a desenvolver a força, equilíbrio e elasticidade.

Embora muita gente ache que a modalidade de ginástica funcional seja realizada com aparelhos e muitos tipos de ajuda externa, a principal função e funcionalidade da mesma é permitir aos praticantes obterem melhor controle corporal.

Além disso, ela também faz com que o corpo possa ficar mais forte, flexível e se torne mais resistente a diversos tipos de lesões e prejuízos que podem ocorrer tanto ao fazer atividades físicas quanto nas atividades cotidianas.

Conheça mais sobre a ginástica funcional

Muito similarmente à ginástica padrão, a ginástica funcional faz com que os movimentos aplicados ao longo da prática sejam baseados nos movimentos que são realizadas no dia-a-dia – ou seja, ela será muito útil ao longo da sua rotina.

Os praticantes da ginástica funcional serão também mais propensos à perda de peso, fortalecendo, além disso, os músculos de regiões chave para o bem estar, como o abdômen e a lombar: e isso significa mais saúde ao longo de toda a vida!

O treino da ginástica funcional

Baseando-se na necessidade de aplicar força externa à do corpo, dado que as atividades do cotidiano também são realizadas com objetos e ferramentas, ela inclui alguns tipos de materiais que irão simular essas atividades.

Ela foi baseada em atividades como a de andar, correr, bem como subir escadas, levantar objetos pesados e etc., que são realizadas pela maioria das pessoas.

Muitas vezes ao longo da prática existirão movimentos que serão apenas baseados na força que a pessoa produz com o próprio corpo, fazendo resistência para que os músculos sejam fortalecidos.

Em alguns outros exercícios, por exemplo, podem ser utilizadas faixas elásticas, que também produzem resistência, bem como trampolins, e alguns tipos de pesos que fazem com que o praticante possa simular as atividades.

Ginástica Funcional

Conheça os benefícios da ginástica funcional

A maioria dos adeptos à ginástica funcional são atraídos pela força que se ganha nos músculos com a prática. Isso acontece porque ela tonifica o corpo inteiro sem que haja a necessidade de focar em apenas um músculo por vez.

Há também o fato de que as fibras dos músculos são ativadas pelas práticas, fazendo com que a resistência a lesões seja aumentada.

Além disso, é muito importante citar a melhoria na qualidade de vida, respiração, habilidade de realizar tarefas cotidianas sem riscos e, no geral, mais capacidades físicas para todos aqueles que praticam a ginástica funcional.

Quem pode fazer os exercícios da ginástica funcional?

A ginástica funcional ocupa um lugar diferente no imaginário das pessoas, pois, ao invés da ginástica padrão, que geralmente é realizada por atletas ou pessoas que a praticam desde pequenos para a imaginação de todos, pode ser feita por muitas pessoas.

Ela pode ser realizada por pessoas como:

  • Atletas
  • Mulheres que passaram por um parto (o pós-parto é uma época que necessita de muitos cuidados)
  • Pessoas sedentárias
  • Pessoas que queiram ser mais flexíveis
  • Pessoas que queiram emagrecer
  • Idosos
  • Idosos com doenças ortopédicas como, por exemplo, aquelas que afetam a saúde dos ossos e das articulações
  • Pessoas que possuam dores na região das costas
  • Portadores de hérnias de disco

Ou seja, como você pode ver, a ginástica funcional pode ser realizada por todos os indivíduos que estão buscando por seus benefícios para que possam ficar melhor aptas à vida em geral.

Agora, que você já conhece todos os benefícios, a maneira como ela é realizada, e sabe quais são as pessoas que podem participar das atividades, pode começar a praticar a ginástica funcional que é incrível e proporciona longevidade e melhor qualidade de vida!

Sobre rafael

Veja Também

Por que fazer a Hidrolight

Já ouviu falar de todos os benefícios que as atividades físicas trazem para a nossa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *