Home / Academia / GINÁSTICA PARA TODOS

GINÁSTICA PARA TODOS

Uma nova e excelente modalidade de ginástica, extremamente criativa está em alta no Brasil e já é praticada na rua, de forma informal ou nas academias com espaços maiores.

É ginástica para todos ou todos na ginástica?

Quando queremos começar a nos mover e praticar exercícios, surge a grande dúvida, todos podemos fazer tudo? Existe um ginásio para todos?

Sem dúvidas, fomos projetados para o movimento! Desde a época dos nossos ancestrais, nos preparamos para fugir de predadores e a caçar nossas presas, mas as condições mudaram!

A sociedade, o estresse e a tecnologia geram patologias e doenças que danificam nosso sistema locomotor e prejudicam nossa mobilidade.

Então agora o desafio é encontrar o estímulo apropriado para nós, que “não podemos fazer tudo”, mas queremos sair do sedentarismo.

Mas, no entanto, podemos dizer que existe uma “ginástica para todos” se gerarmos adaptações e exercícios específicos para cada pessoa, desde que elas estejam aptas para fazer alguns poucos exercícios físicos em geral.

O treinamento funcional pode ser a solução, pois trabalha todo o corpo melhorando as atividades do dia a dia, o equilíbrio, a coordenação, a agilidade, a força, a flexibilidade.

  • As atividades desta modalidade, ajudam a todos, a ter boa saúde, estar em forma e proporcionar bem-estar físico, social, intelectual e psicológico.
  • Enfoca os termos já conhecidos nas academias de esporte – os quatro efes (F4), que são: fricção, forma física, fundamentos e afinidade, podendo incluir ginástica com ou sem aparelhos e dança.

A ginástica para todos, oferece aos seus participantes e também aos seus espectadores a experiência de contemplar a estética em movimento, proporcionando a oportunidade de se concentrar em questões de interesse nacional e cultural.

É uma modalidade de ginástica, fundamentada em muitas outras atividades de ginásticas, como:

– A Ginástica Artística, a Rítmica, a Acrobática, a Aeróbica e a de Trampolim, sendo que a ginástica para todos usa ainda, vários tipos de manifestações, assim como jogos, danças, expressões folclóricas, sempre por meio de atividades e exercícios livres e criativos, procurando, promover uma vida saudável.

Sua preocupação não para por aí! Busca sempre a auto superação pessoal, harmonizando com o seu bem-estar físico, o psíquico e o social, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto ao sexo, seja quanto a idade ou quanto as possibilidades de execução.

Desde que, crianças ou pessoas mais velhas, normalmente se formando em grupos de 2 até 300 pessoas, a ginástica para todos oferece ainda a utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a enorme preocupação de apresentar neste contexto, vários aspectos culturais.

Ginástica para todos: objetivos principais

O princípio que sustenta a ginástica para todos é considerá-la como uma atividade física principalmente recreativa, benéfica e divertida e não competitiva, é para todos, busca o bem-estar físico e mental de cada indivíduo.

A ginástica para todos é uma oportunidade única para promover a saúde e a sociabilidade e atua como um importante fator social e cultural que inclui atividades de lazer para todas as faixas etárias.

Isso faz com que a ginástica para todos, entre todos os esportes do mundo, seja uma das que mais ajuda a ter boa saúde, estar em forma e se sentir bem, primeiro porque é divertida e prazerosa e depois porque todos nós gostamos de cuidar do nosso corpo com alegria e entusiasmo e não só sofrendo e suando em bicas.

Todos nós temos direito à saúde física e principalmente mental, todos nós queremos uma vida saudável e todos nós adoramos se sociabilizar. Na ginástica para todos, podemos ter tudo isso e ainda mais, é só procurar por isso!

Ginástica para todos

Sobre rafael

Veja Também

Por que fazer a Hidrolight

Já ouviu falar de todos os benefícios que as atividades físicas trazem para a nossa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *