Novidades
Home / Dedicação / A importância da Hidroginástica para o bom funcionamento do corpo

A importância da Hidroginástica para o bom funcionamento do corpo

Engana-se quem acha que a Hidroginástica é uma prática física restrita a um público mais velho. Na verdade, esse é um dos exercícios mais completos e funcionais que alguém pode fazer.

A Hidroginástica nada mais é do que a prática da ginástica convencional sendo feita na água, e bem conhecida por seu público mais idoso, ela pode enrijecer o corpo, emagrecer e ser um dos exercícios mais potentes para quem deseja ter um físico saudável e bonito.

Isso acontece porque a força da água faz com que a nossa densidade fique menor, e assim qualquer tipo de movimento feito dentro da piscina, por mais fácil que pareça, tem o poder de funcionar até o triplo do que teria se tivesse sendo feito no seco.

Por isso, se você deseja entender a importância dessa prática e quer saber mais sobre, continue lendo para ter todas essas informações.

Entenda como funciona a Hidroginástica

A Hidroginástica é considerado um tipo de exercício aeróbico, e por ser de baixo impacto, ele é benéfico para qualquer pessoa, e isso explica porque ele sempre foi recomendado para pessoas mais velhas ou que apresentam algum tipo de lesão física.

Ela é extremamente contagiante e divertida, sendo praticada em grupos, o que pode ser uma ótima maneira de sociabilização e interação. Para aqueles que tem certo medo de água ou dificuldade de nadar, não precisa existir medo.

Isso porque a Hidroginástica é feita em piscinas rasas ou com menos quantidade de água, onde o líquido não passará dos ombros dos participantes. Além disso, existe um professor a todo momento da aula que ficará perto de você em caso de algum problema.

Durante a atividade o professor fica do lado de fora e vai mostrando quais os movimentos aeróbicos devem ser feitos, e assim os alunos vão imitando os passos e se divertindo enquanto perdem várias calorias.

Como dissemos, a água chega a ser 12 vezes mais pesada que o ar, e por isso os exercícios que são feitos dentro dela são muito mais pesados e funcionais, e mesmo que o nosso corpo fique mais leve dentro d’água, o corpo está usando uma força muito maior para a realização.

Conheça algum dos benefícios da Hidroginástica

O resultado direto da Hidroginástica é que os músculos do corpo ficam muito mais tonificados e fortes, e você consegue emagrecer com saúde. Além disso, esse exercício é tão potente que em apenas 1 hora de aula é possível perde até 400 calorias.

  • Doenças crônicas

Os exercícios realizados dentro de uma aula de Hidroginástica podem ajudar as pessoas que tem doenças crônicas como a artrite a melhorarem, já que as articulações afetadas se movimentam e se fortalecem.

  • Saúde mental

Essa atividade física é comprovada na melhora do humor, e pessoas que tem fibromialgia podem notar que esse tipo de exercício é potente para diminuir a ansiedade.

Além disso, a água morna ajuda a diminuir o estresse e diminui a possibilidade de depressão.

  • Suporte para a flutuação

Um dos benefícios principais da Hidroginástica é que os exercícios realizados fornecem uma flutuabilidade maior e um suporte para o corpo, evitando assim a possibilidade de lesões nas articulações, ossos e músculos.

  • Melhora do sistema cardiovascular

Esses exercícios são extremamente benefícios no condicionamento cardiovascular, sendo que eles ajudam na frequência cardíaca. E um estudo mostrou que o coração pode funcionar melhor naqueles que praticam a Hidroginástica.

Agora que você já sabe como a Hidroginástica funciona e a importância dessa prática para a sua saúde como um todo, não deixe de se matricular em uma aula e experimentar na prática esses benefícios corporais.

 

 

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *