Home / Artes Marciais / Jiu-jitsu Para Crianças E Seus Benefícios

Jiu-jitsu Para Crianças E Seus Benefícios

As atividades físicas são benéficas para qualquer pessoa, de qualquer idade. O Jiu-jitsu para crianças, por exemplo, é uma atividade altamente recomendada para os pequenos, visto que traz diversos benefícios à saúde física e mental.

É necessário alinhar a faixa etária e os objetivos de cada um antes de definir qual atividade física praticar. No caso de crianças e idosos, esse cuidado deve ser redobrado para que não haja nenhum risco.

Não são todos os exercícios físicos que podem ser praticados pelos pequenos, já que alguns deles, como a musculação, podem exigir demais dos músculos e das articulações.

A prática de exercícios desse tipo pode trazer mais malefícios que benefícios, por isso é importante saber direcionar as crianças para uma atividade que seja totalmente benéfica à saúde, como é o caso do jiu-jitsu.

Jiu-jitsu para crianças: quais os principais benefícios

O Jiu-Jitsu para crianças traz diversos benefícios para as crianças, sendo uma ótima atividade para os pais inscreverem seus filhos.

  • Perda de peso

A perda de peso pode não ser o objetivo da maioria das crianças, no entanto, os índices de obesidade nos pequenos crescem a cada dia. Estimulá-los a praticar atividades físicas é fundamental.

  • Ganho de força

Assim como a perda de peso, o ganho de força pode não ser o foco, mas ainda assim é importante para as crianças. Lembrando que o jiu-jitsu não usa peso ou semelhantes, a força adquirida é somente com o trabalho do próprio corpo.

  • Equilíbrio

O equilíbrio é algo que sempre deve ser trabalhado. Desenvolvê-lo quando crianças é muito importante, sempre buscando realizar atividades que trabalhem essa habilidade.

  • Elasticidade

Assim como o equilíbrio, desenvolver a elasticidade é fundamental. As crianças já possuem uma ótima flexibilidade, mas com o passar do tempo ela vai se perdendo.

  • Disciplina

O Jiu-Jitsu para crianças é uma ótima opção não somente pelos benefícios físicos, mas, também, pela disciplina. Não é uma atividade como outra qualquer, pois as artes marciais trabalham a mente.

  • Valores

Cada arte marcial possui os seus valores e conceitos éticos, que são passados para os seus alunos. Aprender conceitos sobre amizade, determinação, verdade e coisas do gênero é muito importante para as crianças.

Recomendação para os pequenos

Praticar atividades físicas é muito importante, no entanto, tratando-se de crianças, elas não podem ser levadas da mesma maneira. A atenção deve ser redobrada.

Primeiramente, é preciso entender que as crianças não têm o mesmo preparo físico que os adultos. É essencial que as aulas de jiu-jitsu sejam focadas no público infantil.

Treinar com jovens da mesma idade também melhora o convívio social. As aulas para as pessoas mais velhas – mesmo que para adolescentes – são mais pesadas e não condizem com o preparo das crianças.

Outra recomendação é a respeito da alimentação. No Jiu-Jitsu para crianças há um alto gasto calórico, para os pequenos não se sentirem mal é importante alimentá-los bem e de forma saudável.

Onde encontrar Jiu-Jitsu para crianças

Hoje em dia as academias estão oferecendo muito mais do que os aparelhos de musculação. Estão investindo em outras atividades para atingir todos os públicos, inclusive as crianças.

Aulas de Jiu-Jitsu para crianças podem ser encontradas em grandes academias. É fundamental certificar-se de que o professor é um profissional habilitado e qualificado.

Apesar de uma atividade segura, apenas uma aula conduzida por um bom profissional irá garantir que o jiu-jitsu traga somente benefícios.

Na Pratique Fitness, por exemplo, os professores de Jiu-Jitsu para crianças são altamente qualificados e oferecem aulas voltadas para o público infantil, seguindo todas as recomendações.

 

 

Sobre rafael

Veja Também

Taekwondo dicas para iniciantes

Normalmente, buscar o conhecimento sobre o taekwondo dicas para iniciantes, é um dos passos mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *