Home / Ginastica / Quais Os Benefícios Da Ginástica? 

Quais Os Benefícios Da Ginástica? 

A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins de aperfeiçoamento físico e mental.

A ginástica pode ser também uma boa opção de atividade física, pois ela prepara o corpo, não toma muito do seu tempo, e pode ser feita em uma academia, em casa, no parque ou onde você puder e tiver disponibilidade. Além disso, ela pode ser uma das atividades menos cansativas e muito prática, apesar de ser repetitiva. Ela consegue aquecer o corpo, alongar, trabalhar com os músculos, queimar calorias e evitar contratempos físicos como algumas dores no corpo, por exemplo: Dor nas costas, joelhos e articulações.

Aqui temos alguns exemplos de exercícios da ginástica:

  • Bicicleta: deite-se com as costas apoiadas em um lugar confortável, com os braços ao longo do corpo, e as pernas estendidas. Então flexione alternadamente as pernas em direção ao quadril, uma depois da outra.
  • Agachamento: fique em pé, alinhe as pernas com os ombros e estenda os braços para frente, mantendo-os durante o exercício, para ter mais estabilidade. Flexionar lentamente os joelhos levando o quadril para trás, como se estivesse sentado em uma cadeira.
  • Abdução de quadril: Deite-se lateralmente, mantendo as pernas estendidas uma em cima da outra. Levantar a perna de cima e retornar ao posicionamento inicial, descendo devagar. Fazer as repetições com essa perna e, depois, trocar de lado.
  • Panturrilha em pé: Posicionar-se em pé em frente a uma parede, uma mesa ou algo no qual possa apoiar as mãos. Com as mãos apoiadas no objeto ou móvel escolhido, manter o corpo ereto e subir os calcanhares, sem deixar de manter as pontas dos pés fixas no chão. Depois, retornar ao posicionamento inicial e repetir o exercício algumas vezes.
  • Glúteo quatro apoios: O exercício começa na posição “de quatro apoios”, com os joelhos dobrados e a parte inferior das pernas apoiadas no chão. As mãos e os antebraços também devem ficar apoiados no chão. Levante a perna elevando o calcanhar acima. Faça isso alternadamente.
  • Abdominal lateral: Esse exercício deve ser realizado em pé, segurando um haltere em uma das mãos e posicionando as pernas um pouquinho afastadas, em uma distância correspondente à largura dos ombros. Após, o próximo passo consiste em inclinar o tronco lateralmente, no mesmo lado em que o haltere é segurado, como o modelo faz na imagem ilustrativa acima. Devolver o corpo para o posicionamento inicial, repetir o movimento algumas vezes e, então, fazer o exercício no outro lado do corpo.
  • Abdominais: Deite-se em um lugar confortável, coloque as mãos na cabeça e eleve o tronco para frente.

Aqui temos alguns benefícios para você:

Ginástica Geral (rítmica, acrobática, artística). Ajuda na formação, consciência e controle corporal, através da vivência de elementos corporais com e sem aparelhos (oficiais ou não). Listamos mais alguns:

  1. Reduz o peso e a gordura.
  2. Aumenta a flexibilidade.
  3. Fortalece os ossos e articulações.
  4. Diminuí a pressão arterial.
  5. Ajuda a melhorar a diabetes.
  6. Diminuí o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.
  7. Promove um maior fluxo sanguíneo para o cérebro.
  8. Diminuí a ansiedade e o stress.
  9. Aumenta a energia e resistência.
  10. Ajuda e na memória.
  11. Melhora o equilíbrio.
  12. Previne doenças crônicas.

O objetivo principal é a prevenção das lesões e da fadiga muscular e a correção de posturas. Além disso, a ginástica laboral melhora o relacionamento dos empregados e ajuda na prevenção e reabilitação de doenças.

Existem diversos benefícios da ginástica, e vale muito a pena fazer, além de previnir algumas doenças a ginástica ajuda em várias questões.

Sobre rafael

Veja Também

GINÁSTICA PARA TODOS

Uma nova e excelente modalidade de ginástica, extremamente criativa está em alta no Brasil e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *